Pesquisa personalizada

««« GAME OVER »»»

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Firefox 3.6.12

A terceira versão do segundo maior navegador mundial: conheça o Mozilla Firefox.

Ficha Técnica

 Versão: 3.6.12
 Atualizado: 28-10-2010
 Tamanho: 8.03 MB
 Empresa: Mozilla
 Sistema: Win XP/Vista/7
 Distribuição: Gratuito
 Firefox%20Setup%203.6.12.exe

Firefox é um navegador internet (browser) completo, leve, prático e funcional. Desde o seu lançamento na versão 1.0, o Firefox sempre inovou com seu código fonte aberto, totalmente compatível com os padrões Web, fato que influenciou e ainda influencia o mercado do seguimento.

Outros fabricantes como a Microsoft, com seu Internet Explorer, rapidamente reagiram e também lançaram versões de seus produtos com características semelhantes (IE 7, IE 8). Embora o Firefox ainda esteja com uma participação menor dos usuários de Internet, o seu lançamento foi muito importante para todos nós, pois quem sabem se ainda não estaríamos com versões semelhantes ao terrível IE 6.0?

O novo Mozilla Firefox 3.6

A versão 3.6 do Firefox traz mudanças e novidades há tempos aguardadas. Contudo, as melhorias no suporte ao JavaScript foram mantidas, assim como o suporte ao HTML 5 e ao DOM. Isso significa uma melhor execução de funções como vídeos, Flash e muito mais. O Firefox ficou mais rápido até mesmo ao abrir uma nova página, são 20% de agilidade a mais.

Encontre sites, ou mesmo realize suas buscas rotineiras de forma mais fácil. Não se trata do histórico recurso comum a maioria dos navegadores, mas sim do endereço inteligente que é capaz de identificar sua busca através de um único termo. Digite a palavra e no mesmo instante você visualizará uma lista de possíveis links. Além disso, a medida que você o utiliza ele associará melhor suas buscas, adaptando-se a você, é inteligente mesmo!

É possível escolher "memorizar" senhas de sites sem janelas popup inconvenientes, pois você receberá a notificação de "memorização da senha" na mesma janela e aba da navegação, tudo que terá a fazer é olhar a parte de cima da página visualizada.

A proteção Antiataque e Antiphishing foi reforçada, assim antes mesmo de acessar uma nova página o Firefox já terá checado tudo para você e uma mensagem será exibida caso exista algo de errado com o site em questão, dessa forma você fica protegido de contra diversos tipos de vírus, cavalos de troia e programas espiões. E mais, ao tentar realizar um compra o online o Firefox te avisa o aquele site é apenas um clone ou não. O banco de dados do Firefox é atualizado 48 vezes por dia em relação a sites fraudulentos. E não se preocupe, o alerta exibido é bem visível.

A restauração de sessões foi bem mais aperfeiçoada, além de conseguir restaurar todas as suas abas exatamente como estavam mesmo após a instalação de um complemento ou plugin o Firefox ainda recupera o conteúdo do que você havia digitado antes de ter que fechá-lo, suas mensagens e e-mail ou orkut serão recuperadas até a última palavra. Os downloads que estava em andamento também voltam a ser baixados exatamente do ponto em questão.

Para salvar um site nos favoritos basta um clique na estrela que fica no final do campo de endereço, já com dois cliques na estrela você consegue escolher onde salvar e associar um marcador. Para facilitar o acesso, arquive os seus favoritos em uma basta de fácil visualização e divida-os em categorias. Com as pastas de favoritos inteligentes é possível identificar mais facilmente aquele site dentro de uma categoria.

Os recursos para personalização são de encher os olhos e as opções chegam a mais de 6.000, que vão desde temas a complementos, e muito mais. Além de poder estampar o seu firefox com o personagem de sua preferência você também poderá gerenciar leilões online, enviar fotos, visualizar a previsão do tempo e ouvir as músicas que gosta. Caso comece a se sentir meio pedido baixe um pacote de personalização complemento, eles estão divididos por perfis, ou estilos de personalidade e trazem tudo que você precisa, bons exemplos são viagens, desenvolvimento de sites e redes sociais.

No gerenciador de complementos você tem acesso rápido a eles sem precisar acessar o site, você ainda visualiza fotos e descrição resumida do complemento para ajudar em sua decisão. Você poderá também adicionar ferramentas de pesquisa, personalizar suas barras de ferramentas, mesmo assim o recurso que mais chama a atenção continua sendo os temas. Com o novo plugin da Mozilla, o personas, é possível instalar um tema com apenas um clique do mouse. Escolha uma dentre várias opções (http://www.getpersonas.com/en-US/gallery/), os designs estão cada vez mais bem trabalhados e não pesam nadinha na navegação. Passe o mouse por cima de qualquer um deles e visualize como o seu Firefox poderá ficar.

Para mudar a posição de uma aba dentro da janela basta arrastá-la, já para tirá-la da janela é a mesma coisa, arraste-a para fora e ela se transformará em outra aba. Caso tenha fechado uma janela ou aba basta ir até a opção Reabrir abas ou Reabrir janelas no menu Histórico e selecionar a aba ou janela que você deseja reabrir. Para quem utiliza o Windows Seven é possível visualizar uma miniatura de todas as abas da janela, basta posicionar o cursor do mouse sobre o ícone presente na jumplist.

Conquistas antigas

Focado em performance e personalização ao abrir uma nova aba a capacidade de resposta ao interagir com a interface do usuário é bem rápida. Tarefas comuns podem ser realizadas com maior velocidade e com tempo de resposta menor em relação a outros navegadores. Chega, inclusive a consumir menos memória RAM, o que alivia o processamento de muitos computadores lentos. O carregamento dos códigos CSS dos sites também foram aperfeiçoados. Sendo assim, o Firefox suporta ainda estilos CSS com gradiente.

Os recursos encontrados na versão 3.5 do Firefox, como o modo de navegação privativa e que não gravará o histórico de navegação, continuam. O usuário ativa a navegação anônima e então o programa se fecha e abre novamente, agora com a navegação privativa.

Quando você desativá-la, as páginas abertas durante a navegação convencional voltarão a ser exibidas automaticamente. Além disso, seus registros de navegação podem ser apagados facilmente. Basta pressionar "Ctrl + Shift + Del" ou ir em "Ferramentas > Limpar Histórico Recente".

Proteção contra páginas falsas

Outro recurso que permanece é a proteção contra download de spyware. É uma adição à proteção já existente contra fraudes online, que são páginas que se fazem passar por instituições com o objetivo de roubar informações como senhas. O Firefox recebe da internet listas de sites suspeitos e bloqueia se um deles for visitado.

DOWNLOAD + MANUAL